domingo, 29 de junho de 2014

Mesmo com restrições em anos eleitorais, concursos públicos devem abrir 16,6 mil vagas nos próximos meses


Os próximos meses são ideais para estudar e estar preparado para as provas

Por Maria Amélia Vargas – ZH


Estudar para concurso é um estilo de vida, quase um sacerdócio. Mesmo quando a maré de oportunidades baixa — como ocorre em anos eleitorais, período em que a legislação prevê restrições a seleções públicas —, quem tem o objetivo de conquistar emprego com estabilidade em um órgão de governo não deixa a peteca cair. 

Apesar da queda nas ofertas, levantamento feito por Zero Hora aponta que ainda devem ser abertas, pelo menos, 16,6 mil vagas federais entre o final do ano e início do próximo. Isso porque a lei não proíbe a realização dos processos seletivos, mas veda as nomeações dos aprovados em concursos ainda sem homologação nas esferas para as quais serão realizados pleitos. Além disso, o Poder Judiciário e os municípios podem seguir seus processos seletivos em ritmo normal. 


Rene Kapitansky, vice-presidente de gestão de pessoas na área pública da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), explica que a lei não proíbe a realização dos concursos, mas restringe a nomeação, a contratação ou a admissão do servidor público no período de 90 dias que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. Mas se a homologação do concurso ocorrer até três meses antes das eleições, as nomeações poderão ser feitas em qualquer período do ano.


O Direito Revisto – Jun/14
Publicado originalmente em: ZH

Jovem brasiliense se torna médico com ajuda de livros encontrados no lixo e em paradas de ônibus



Órfão de pai e filho de mãe alcoólatra, ele precisou lutar contra a probreza e o preconceito 

Por Notícias R7

Ele tinha tudo para dar errado. Mas decidiu contrariar os paradigmas de um garoto pobre, negro e criado em meio à violência, drogas e alcoolismo. Cícero Pereira Batista tem 33 anos que podem ser triplicados pelas experiências que viveu. Após tirar literalmente do lixo sua esperança de uma vida melhor, hoje comemora a conquista do diploma de médico conquistado graças à obstinação, como ele mesmo define.

Foi na quadra 20 da QNL, mais conhecida como Chaparral e pelos altos índices de violência, que o então menino Cícero cresceu. Na época ainda era chamado de Juca pelos sete dos 20 irmão que conseguiram sobreviver à pobreza.

Quando tinha apenas três anos, o pai morreu e o futuro que já seria difícil se tornou pior. A mãe de Cícero encontrou no álcool a fuga para as mazelas da periferia que tomaram conta de sua casa. O irmão mais velho passou a traficar e usar drogas. Momentos que marcaram a mente de Juca.

— Meu pai, antes de morrer, pediu ao meu irmão mais velho que cuidasse de nossa família, mas ele não suportou. Ele se envolveu com as drogas e passou a usá-las dentro de casa. Isso aqui era cheio de gente drogada. Eu via meu irmão cheirando cocaína ao meu lado.

Em meio ao caos, Cícero buscou meios para sua própria subsistência. E o foi buscar no lixo o que comer. Entre lágrimas, ele lembra o que precisava fazer para comer e ajudar a irmã mais nova.


O Direito Revisto – Jun/14
Publicado originalmente em: Notícias R7

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resumo atualizado e GRÁTIS de TODA a Constituição Federal - versão 8.0 - até a EC 81/2014!



Por Prof. Vitor Cruz – Nota11


Já está disponível a 8ª versão do já tradicional "Resumão da Constituição Federal", elaborado pelo prof. Vítor Cruz (Vampiro).

Se você estuda para concursos ou graduação em direito, esse é material obrigatório!

Nele, alem de ser abordada toda a Constituição Federal em seus pontos importantes - atualizada até a emenda constitucional nº 81 de 2014 -, há dicas, esquemas e apontamentos doutrinários e jurisprudenciais.


O Direito Revisto – Jun/14
Publicado originalmente em: Nota11

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Concursos em tribunais, defensorias e MP reúnem 1 mil vagas



Salários chegam a R$ 21.657,29 no Ministério Público do Pará.
Em 10 órgãos é exigido nível superior em direito.

Por G1

Pelo menos 11 tribunais, ministérios públicos e defensorias estão com concursos já com inscrições abertas ou prestes a começar para o total de 1.054 vagas e formação de cadastro de reserva. Os salários chegam a R$ 21.657,29 no Ministério Público do Pará.

Os cargos são de nível médio e superior de escolaridade. Em 10 deles é exigido nível superior em direito.

As oportunidades são para Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.


O Direito Revisto  - Jun/14
Publicado originalmente em: G1
Imagem: Google