
"O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça - e isso perdurará enquanto o mundo for mundo - ele não poderá prescindir da luta. a vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.
Todos os direitos da humanidade foram conquistados pela luta; seus princípios mais importantes tiveram de enfrentar os ataques daqueles que a eles se opunham; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma por uma disposição ininterrupta para a luta. O dirteito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso, a justiça sustenta numa das mãos a balança comque pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.
O direito é um trabalho sem tréguas, não só do poder Público, mas de toda a população. A vida do direito no oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despendido na produção econômica e espiritual. Qualquer pessoa que se veja na contingência de ter de sustentar seu direito participa dessa tarefa de âmbito nacional e contribui para a realização da ideia do direito".
Autor: Rudolf von Hiering - A Luta Pelo Direito - Editora Martin Claret
Imagem: Blog do Prof. Fabiano Marques
Excelente matéria. São blogs deste nível é que esperamos para deleitar-mos com as matérias de nossa profissão. A continuidade com este nível, por certo só vem a fazer crescer nossos conhecimentos. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada, Amigo Clovis!
ExcluirEsse realmente é meu objetivo com a criação do blog. Trazer temas interessantes que propiciem 'pensar o direito' e não, simplesmente, a reprodução mecânica de conceitos, por vezes anacrônicos e ineficazes.