quinta-feira, 9 de maio de 2013

Principais dúvidas dos candidatos sobre planejamento


Por Blog Iob Concursos
 
“Como que eu divido o tempo pelas matérias? Quantos horas estudar por dia? Como faço para conciliar o estudo de matéria nova com o estudo das matérias antigas?” Essas dúvidas são recorrentes. Mas, antes delas, quero falar sobre o principal erro do candidato: estudar sem planejamento.

Geralmente, quando a pessoa decide passar em concursos, a primeira coisa que quer fazer é estudar. Mas será mesmo que o primeiro passo seja “estudar?” Muitas vezes, esta é a causa de muitos desistirem logo no início da caminhada.

Quando a preparação para concursos começa “de uma hora para outra”, isto é, sem planejamento, as coisas não funcionam muito bem. Como tempo, o aluno percebe que tem muita matéria que ele está esquecendo, começa a suspeitar que não vai dar tempo de ver tudo até o edital e passar a ficar muito ansioso com tudo isso. Com efeito, é muito importante planejar os estudos,  antes de começar a estudar.

Ocorre que não é tarefa fácil elaborar um planejamento de estudo. Por exemplo, como dividir o tempo pelas matérias? É preciso considerar o peso da matéria, não sendo indicado dedicar o mesmo número de horas para todas as matérias, sem levar em consideração o peso que cada uma tem no edital.

Quantos horas estudar por dia? Também não possui resposta fácil. É preciso estudar o máximo possível, e não o máximo impossível. Nesse sentido, se você consegue estudar X horas por dia de forma satisfatória, que faça o estudo render, então esta é sua quantidade ideal de horas por dia. Não é verdade a ideia de que somente estudando tantas horas por dia que você vai conseguir.

“Como faço para conciliar o estudo de matéria nova com o estudo das matérias antigas?” O erro está em estudar apenas matéria nova. Não é funcional estudar dia a dia conteúdos novos, abandonando as revisões das matérias já estudadas. Então, é preciso estudar matéria nova e, concomitantemente, fazer revisões das matérias já estudadas.

Você possui planejamento escrito? Caso não, quando você pretende elaborar um? Quais os benefícios em se ter um planejamento escrito?
Pense nisso.
Coach Charles Peterson

O Direito Revisto – Mai/13
Publicado originalmente em: Blog Iob Concursos
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário