Lia Salgado fala sobre situações
que podem atrapalhar o rendimento.
Falta de prioridades, monotonia e necessidades fisiológicas são fatores.
Falta de prioridades, monotonia e necessidades fisiológicas são fatores.
Muitas
pessoas acreditam que têm problemas de concentração, mas, segundo Lia, a
maioria não tem reais dificuldades e podem melhorar o desempenho se prestarem
atenção em apenas três fatores: falta de prioridades, monotonia e necessidades
fisiológicas.
De
acordo com a especialista, esses fatores interferem na capacidade de manter o
foco nos estudos e podem ser resolvidos com planejamento e organização.
Falta de prioridades
Segundo Lia, quando o candidato não define o foco, o cérebro fica sem saber se deve apenas pensar no estudo ou também em outras tarefas que devem ser realizadas. A especialista lembra que é importante definir o horário de início e fim do estudo e como serão os intervalos.
Segundo Lia, quando o candidato não define o foco, o cérebro fica sem saber se deve apenas pensar no estudo ou também em outras tarefas que devem ser realizadas. A especialista lembra que é importante definir o horário de início e fim do estudo e como serão os intervalos.
"Dessa
forma você informa ao cérebro que depois daquele horário ele poderá cuidar das
outras tarefas", ressalta.
Para
manter o cronograma, o candidato deve fazer um quadro de horários com
planejamento das matérias por mês para definir as prioridades durante o período
de estudo.
Monotonia
"Imagina se eu fizer vídeos falando baixo, com o mesmo tom de voz e sem me mexer. Será que você ficaria aqui comigo ou iria embora? A mesma coisa acontece se você resolver estudar somente lendo a matéria. Vai dando um sono e isso é ótimo para quem tem problema para dormir", diz Lia.
Segundo ela, os candidatos devem ter uma postura ativa diante do estudo. A especialista sugere a leitura da teoria e, logo após o término do conteúdo, a realização de exercícios com consulta. "Assim, você está se mexendo e mantém o cérebro atento ao trabalho realizado."
"Imagina se eu fizer vídeos falando baixo, com o mesmo tom de voz e sem me mexer. Será que você ficaria aqui comigo ou iria embora? A mesma coisa acontece se você resolver estudar somente lendo a matéria. Vai dando um sono e isso é ótimo para quem tem problema para dormir", diz Lia.
Segundo ela, os candidatos devem ter uma postura ativa diante do estudo. A especialista sugere a leitura da teoria e, logo após o término do conteúdo, a realização de exercícios com consulta. "Assim, você está se mexendo e mantém o cérebro atento ao trabalho realizado."
Ao
terminar o estudo de cada disciplina, o candidato precisa rever o conteúdo para
fazer as fichas-resumo. "No concurso público, precisamos de sucessivas
repetições para fixar o conteúdo", diz. Com essa estratégia, o estudo
ficará mais dinâmico e o cérebro ficará atento e interessado.
Necessidades fisiológicas
Fome, sono, sede, calor, frio e vontade de ir ao banheiro podem atrapalhar o estudo, já que é difícil para o cérebro manter a concentração com demandas físicas que solicitam atenção e solução.
"O ideal é que você se organize para que antes do horário de estudar tudo isso esteja resolvido", afirma Lia.
Necessidades fisiológicas
Fome, sono, sede, calor, frio e vontade de ir ao banheiro podem atrapalhar o estudo, já que é difícil para o cérebro manter a concentração com demandas físicas que solicitam atenção e solução.
"O ideal é que você se organize para que antes do horário de estudar tudo isso esteja resolvido", afirma Lia.
Agora,
se durante o período de estudo acontecer algum imprevisto, a especialista
ressalta que é preferível que o candidato interrompa o estudo e resolva o
desconforto para voltar e seguir com mais qualidade.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas
do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do
livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”.
O Direito Revisto – Jun/13
Publicado
originalmente em: G1
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