terça-feira, 16 de julho de 2013

Como estudar leis para concurso público: dicas - 1



Por Mundo das Tribos


Leia o edital atentamente e busque entender a matéria que deve ser estudada, depois crie uma rotina de estudos. 

Um cargo público é o sonho de muitas pessoas, o problema é que além da concorrência ser grande, algumas avaliações cobram conhecimentos específicos em assuntos que muitas vezes os “concurseiros” nunca viram na vida. O direito constitucional e o direito administrativo são dois dos temas complexos que deixam os candidatos nervosos só de pensar em estudar para o teste.

Essas disciplinas estão presentes em diversos processos de seleção de concursos públicos. Isso acontece porque esses assuntos são essenciais para que os futuros servidores públicos comecem a entender melhor suas funções. Além disso, as leis que são temas de avaliações não ajudam apenas as pessoas a serem aprovadas, mas, servem também para que o cidadão saiba como se portar em sociedade.

Após ler a determinações do edital do concurso é hora de criar uma rotina de estudos. Separe um horário do dia para se dedicar a leitura e  exercícios que possam te ajudar a compreender a lei. Como a linguagem dos livros da faculdade de Direito é bastante técnica, o ideal é procurar entender as linhas gerais da matéria antes de começar a ler qualquer material, além disso, quando estiver pronto para começar a estudar, procure apostilas e resenhas específicas para os concursos públicos, que tratem o tem com mais simplicidade, indo direto ao ponto.

Algumas pessoas criam grupos para estudar, o que é muito válido. Chamar os amigos que sabem mais sobre um determinado assunto ligado a lei para ajudar ao fazer uma revisão, também é uma boa alternativa. Se achar melhor, contrate um professor particular, que pode ser um advogado que entenda do assunto.

Para finalizar o processo de estudos das leis, tente resolver avaliações anteriores do concurso em questão. Foque nas disciplinas de Direito, lendo com bastante atenção, mais de uma vez, se for necessário, a mesma questão. Dessa maneira você conseguirá assimilar o que conseguiu absorver e confrontar com o que vai realmente cair na avaliação, possivelmente. Se verificar que tem muitas dúvidas, retome a rotina de estudos e tente resolver novamente as questões.



O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Mundo das Tribos
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário