VISUAL
A pessoa em que predomina o canal visual é ligada na beleza e na estética, em formas e detalhes. Fala muito rapidamente, porque as imagens se sucedem na mente como num filme. Entre a roupa prática e a bonita, o visual escolherá a segunda, usando o mesmo critério para o carro, os móveis, objetos pessoais.
É a pessoa obcecada por arrumação e ordem, que não entende uma gaveta desarrumada, uma mesa mal posta ou uma pessoa desleixada no vestir.
Sua Ortografia costuma ser boa porque visualiza a palavra antes de escrevê-la.
Tem facilidade para recordar rostos, porém dificuldade para recordar nomes.
Para perceber o que lhe dizem, o visual precisa que lhe mostrem o que é.
A pessoa em que predomina o canal visual é ligada na beleza e na estética, em formas e detalhes. Fala muito rapidamente, porque as imagens se sucedem na mente como num filme. Entre a roupa prática e a bonita, o visual escolherá a segunda, usando o mesmo critério para o carro, os móveis, objetos pessoais.
É a pessoa obcecada por arrumação e ordem, que não entende uma gaveta desarrumada, uma mesa mal posta ou uma pessoa desleixada no vestir.
Sua Ortografia costuma ser boa porque visualiza a palavra antes de escrevê-la.
Tem facilidade para recordar rostos, porém dificuldade para recordar nomes.
Para perceber o que lhe dizem, o visual precisa que lhe mostrem o que é.
Resumo: Não gosta que leiam nada; prefere ler com seus “próprios olhos”. Pedindo-lhe instruções ele certamente desenhará um “mapa”. É o tipo de estudante que se senta quieto. É um orador rápido.
Dicas de
estudo para quem se identifica com esse modelo:
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas (exemplo: vídeo-aulas);
- Tente fazer resumos usando anotações, tabelas, esquemas, desenhos, fluxogramas, gráficos e outros recursos parecidos;
- Utilize-se das dicas anteriores, colocando-as nos mais diversos lugares (porta do quarto, armário, computador etc., para que, sempre que passar pelo lugar, possa dar mais uma olhada;
- Visualize os gestos do professor, o modo como ele ensina (na hora de lembrar sobre determinado assunto, você poderá visualizar o modo como foi passada a informação;
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando;
- Dê importância às leituras, principalmente às que contêm esquemas e resumos gráficos.
AUDITIVO
Não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, ao bom senso, à inteligência.
São pessoas equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, pois acreditam na lógica dos argumentos.
Sua memória para o som é fantástica: são capazes de lembrar-se de coisas que lhe foram ditas muitos anos atrás.
Barulho, vozes estridentes ou ásperas ferem os auditivos.
Com grande dose de racionalidade, apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente.
Cometem faltas de ortografia porque tendem a escrever as palavras como as ouvem.
Recordam o que ouvem, motivo pelo qual costumam lembrar mais os nomes que os rostos.
Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo precisa ouvir. Caso contrário não acreditará.
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas (exemplo: vídeo-aulas);
- Tente fazer resumos usando anotações, tabelas, esquemas, desenhos, fluxogramas, gráficos e outros recursos parecidos;
- Utilize-se das dicas anteriores, colocando-as nos mais diversos lugares (porta do quarto, armário, computador etc., para que, sempre que passar pelo lugar, possa dar mais uma olhada;
- Visualize os gestos do professor, o modo como ele ensina (na hora de lembrar sobre determinado assunto, você poderá visualizar o modo como foi passada a informação;
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando;
- Dê importância às leituras, principalmente às que contêm esquemas e resumos gráficos.
AUDITIVO
Não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, ao bom senso, à inteligência.
São pessoas equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, pois acreditam na lógica dos argumentos.
Sua memória para o som é fantástica: são capazes de lembrar-se de coisas que lhe foram ditas muitos anos atrás.
Barulho, vozes estridentes ou ásperas ferem os auditivos.
Com grande dose de racionalidade, apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente.
Cometem faltas de ortografia porque tendem a escrever as palavras como as ouvem.
Recordam o que ouvem, motivo pelo qual costumam lembrar mais os nomes que os rostos.
Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo precisa ouvir. Caso contrário não acreditará.
Resumo: Não se satisfaz lendo um manual de instruções precisa solicitar informações maiores. Conversa muito com as pessoas e diz: “Estou ouvindo o que diz”. Em geral, falará com a voz ritmada.
Dicas de Estudo para quem se identifica com esse modelo:
- Procure gravar os trabalhos que irá apresentar e escute as gravações periodicamente;
- Faça resumos e grave-os para que você possa escutar o que escreveu;
- Procure escutar as gravações, logo que acordar ou antes de dormir (é uma técnica que funciona, pois a mente está desobstruída de problemas ou já está se preparando para o sono);
- Escute mais as aulas e tente escrever pouco para ter mais atenção, usando a dica geral, preferencialmente;
- Leia os textos em voz alta;
- Fique atento a tudo o que é falado em aula;
- Converse com os amigos sobre os conteúdos.
CINESTÉSICO (Sensibilidade nos movimentos)
É o tipo de pessoa que aprende por meio de atividades físicas.
Precisa estar em movimento constantemente, procura qualquer pretexto para se levantar.
Prefere conforto a beleza e busca sempre o bem estar, o prazer e o aconchego.
É a pessoa que precisa ser tocada, abraçada e beijada para sentir que é amada.
Adora roupas velhas e confortáveis, sapatos que não apertam, sentar-se num sofá mole que toma forma do corpo, nadar, pisar na areia, estar junto da natureza, tomar sol.
Resumo: Necessita estar em movimento, tocar e sentir. Se tropeçar em alguém, certamente seu pedido de desculpas será na forma de um abraço ou toque tranquilizador.
É o estudante que se move muito. É um orador lento.
É o tipo de pessoa que aprende por meio de atividades físicas.
Precisa estar em movimento constantemente, procura qualquer pretexto para se levantar.
Prefere conforto a beleza e busca sempre o bem estar, o prazer e o aconchego.
É a pessoa que precisa ser tocada, abraçada e beijada para sentir que é amada.
Adora roupas velhas e confortáveis, sapatos que não apertam, sentar-se num sofá mole que toma forma do corpo, nadar, pisar na areia, estar junto da natureza, tomar sol.
Resumo: Necessita estar em movimento, tocar e sentir. Se tropeçar em alguém, certamente seu pedido de desculpas será na forma de um abraço ou toque tranquilizador.
É o estudante que se move muito. É um orador lento.
Dicas de Estudo para quem se identifica com esse modelo:
- Procure professores que ministrem aulas dinamicamente, com alternações de voz, que façam movimentos com os braços, andam para lá e para cá, escrevem no quadro, enfim, tudo o que tenha relação com movimento, alternância;
- Procure estudar lendo em voz alta e caminhando pelo local de estudo;
- Faça experiências práticas sobre o assunto, pesquisas, exercícios, atividades em laboratório etc.;
- Procure estudar mudando de posição de vez em quando;
- Escreva, fale, leia e faça gestos que achar que representem melhor as informações estudadas.
Fonte: “Livro Processamento Auditivo: Fundamentos e
Terapias”, de Ana Maria Alvarez.
O
Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em:
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