terça-feira, 9 de julho de 2013

Você está preparado para o concurso público?

Por Ibeg

Para quem se interessa pela carreira de servidor público é preciso ficar atento a algumas questões. Para alguns candidatos a situação de concurseiro representa uma etapa mais longa, e para outros pode ser curta. Os benefícios que um cargo público pode oferecer é justamente o que atrai muitos candidatos. São remunerações atraentes e estabilidade nas posições assumidas. Mas, será que você está preparado para ingressar no serviço público?

A oportunidade de participar de um concurso público é para todos. Entretanto, “é preciso avaliar questões de escolaridade, capacidade de memória de conteúdo, e grande tolerância para conquistas de médio prazo. São pontos importantes que devem ser considerados”, relata a psicóloga Sabrina Ferroli.

Ainda de acordo com a psicóloga, o perfil ideal para participar de um concurso público seria aquele que possui competências essenciais como iniciativa, responsabilidade, proatividade, trabalho em equipe, liderança, persistência e gestão de conflitos. Assim, o candidato agiria de forma positiva, levando a transformação dos pensamentos, ideologias, princípios, moralidade e seria um exemplo a ser seguido.

Outro ponto importante para seguir na carreira pública, seria considerar os desfechos que o trabalho pode acarretar. O cargo público soma um grande quantitativo de servidores afastados por depressão e doenças ocupacionais. É comum o atrativo dos salários chamarem à atenção, porém grande parte das pessoas paga um preço alto quando não é vocacionada.

É necessário entender quais são os fatos importantes que atrai você para o concurso público. Sendo plausível considerar que toda carreira, seja ela no setor público ou privado, há uma missão a ser cumprida. Sem dúvida, é interessante quando o trabalhador se sente satisfeito no setor que irá atuar, assim encontrando um motivo maior para garantir a empregabilidade. O ponto importante é pensar que a estabilidade no cargo é um benefício a mais.

Levantar informações da função, como as atribuições e responsabilidades a serem exercidas pode diminuir as possíveis frustrações e aumentar o seu nível de consciência, sendo necessária uma reflexão antes de encarar a realidade. Em quais bases você estabeleceu o desejo de seguir uma carreira pública?

Após estabelecer seus conceitos e decidir iniciar como um servidor público é importante lembrar que será uma fase e não uma condição eterna. Os estudos devem ser levados a sério, mas não uma atividade penosa. É preciso ter metas, foco e disciplina nas suas atitudes. Sendo normais alguns prejuízos como o afastamento de uma vida social ou até mesmo término de relacionamentos, e o questionamento até onde vale a pena. Mas, é considerável pensar na necessidade de um equilíbrio.

Rafael Sach, 32 anos, analista pleno do Banco do Brasil na cidade do Rio de Janeiro deixa uma mensagem para você concurseiro: “Façam um trabalho de pesquisa antes de optar por este ou aquele concurso, tentem descobrir como é o plano de carreira da empresa, se ela oferece oportunidade de crescimento profissional ou se você ficará eternamente preso ao mesmo cargo. Depois disso, com muito trabalho e dedicação, você não se arrependerá de ter escolhido o serviço público. Como tantos outros, será mais um profissional satisfeito e realizado”.


O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Blog Ibeg
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário