terça-feira, 13 de agosto de 2013

Especialistas dão dicas para dez perfis típicos de concurseiros no embalo do filme ‘O concurso’


Por Ana Paula Viana

De chefes de família que querem melhorar de vida a jovens recém-formados em busca de estabilidade, o universo de candidatos a um emprego público é tão vasto que virou até tema de filme. A comédia nacional “O concurso” está em cartaz há duas semanas e já atraiu mais de um milhão de espectadores, ao brincar com estereótipos de quatro concorrentes a uma vaga de juiz federal.

Inspirado no sucesso do filme, o EXTRA convidou três renomados autores de manuais de preparação — Sylvio Motta, Charles Dias e Fernando Elias José — para traçarem dez perfis típicos de concurseiros e dar dicas de como devem usar essas características em seu favor na hora da disputa.

— Apesar dos exageros comuns a qualquer comédia, há, sim, um fundo de verdade nesses comportamentos. O universo de candidatos é muito grande, e existem características que podem tanto ajudar quanto atrapalhar a preparação — diz Sylvio Motta, autor do livro “Eu vou passar em concursos”.

Para Charles Dias, autor de obras como o “Manual do concurseiro iniciante” e “Sete estratégias básicas para encarar um concurso”, as seleções deixam qualquer um com os nervos à flor da pele.

— A tensão é constante. Não é todo mundo que consegue lidar com isso numa boa — afirma Dias, que começou a escrever para concurseiros após ser aprovado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): — Não é nenhum crime ser um CDF, mas é preciso ter bom senso.


O Direito Revisto – Ago/13
Publicado originalmente em: Extra
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário