domingo, 4 de agosto de 2013

Suspensão dos Concursos - não caia nessa mais uma vez!



Por Prof. Bruno Fracalossi

Olá, meu amigos dos concursos, como vão?

Tenho recebido alguns e-mails apreensivos sobre as notícias da suspensão dos concursos públicos em âmbito federal, decorrente do corte orçamentário apresentado pelo governo.

Vários alunos têm me questionado sobre o que fazer.

Pessoal, não de desesperem! Quem vive nesse mundo dos concursos há algum tempo já vivenciou essa situação ao menos duas vezes nos últimos anos. Quem não se lembra da crise de 2008 e da derrubada da CPMF em 2010?

Lembro-me muito bem que o governo, assim como faz agora, veio a público informar sobre os cortes orçamentários, nos quais os concursos públicos seriam os maiores prejudicados.

Na época, muitos dos meus colegas aproveitaram para relaxar, diminuir o ritmo ou largar as canetas, utilizando a notícia como uma espécie de desculpa para não estudar.

O que aconteceu de fato: a abertura de editais de inúmeros certames nos anos de 2009/10 e 2012/13. Ou seja, quem acreditou na balela apresentada pelo governo, se deu mal!

Conforme a minha experiência de concurseiro, que vem desde lá de 2005, as carreiras públicas de Estado não ficam muito tempo sem abrir novos concursos.

Desde o ano 2000, no máximo 4 anos entre um concurso e outro. Eu já informei isso várias vezes aqui.  É o famoso ciclo dos concursos, interrompido somente no 2º semestre dos anos com eleições e no primeiro ano de um novo mandato, já que esse período de um ano e meio é de transição de mandato.


O Direito Revisto – Ago/13
Publicado originalmente em: Ponto dos Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário