Pesquisa indica que somente 2 entre as 10 técnicas mais populares de revisão dá bons resultados.
Por G1
Os
métodos favoritos de se preparar para provas escolares não são os que garantem
os melhores resultados para os estudantes, segundo uma pesquisa feita por um
grupo de psicólogos americanos.
Universidades
e escolas sugerem aos estudantes uma grande variedade de formas de ajudá-los a
lembrar o conteúdo dos cursos e garantir boas notas nos exames.
Entre
elas estão tabelas de revisão, canetas marcadoras, releitura de anotações ou
resumos, além do uso de truques mnemônicos ou testar a si mesmo.
Mas
segundo o professor John Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos
Estados Unidos, os professores não sabem o suficiente sobre como a memória
funciona e quais as técnicas são mais efetivas.
Dunlosky
e seus colegas avaliaram centenas de pesquisas científicas que estudaram dez
das estratégias de revisão mais populares, e verificaram que oito delas não
funcionam ou mesmo, em alguns casos, atrapalham o aprendizado.
Por
exemplo, muitos estudantes adoram marcar suas anotações com canetas marcadoras.
Mas
a pesquisa coordenada por Dunlosky - publicada pela Associação de Ciências
Psicológicas - descobriu que marcar frases individuais em amarelo, verde ou
rosa fosforescente pode prejudicar a revisão.
'Quando
os estudantes estão usando um marcador, eles comumente se concentram em um
conceito por vez e estão menos propensos a integrar a informação que eles estão
lendo em um contexto mais amplo', diz ele.
O Direito Revisto – Mai/13
Publicado originalmente em: G1
Imagem: Google
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