sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estudei o dia todo e não rendeu. E agora?



Por Charles Peterson

Já aconteceu com você de passar o dia todo estudando e ficar aquela sensação de que “estudei, estudei e parece que não rendeu nada”? Se isso já ocorreu com você ou se ocorre com frequência, não se preocupe porque é a coisa mais normal de acontecer com candidatos a concursos públicos. O desafio então é superar este obstáculo. Afinal, ninguém quer perder um dos recursos mais preciosos que temos: tempo.

Por que temos a sensação de que o estudo não está rendendo? Geralmente, isso ocorre devido ao fato de não se contabilizar o que se produz, isto é, não computar as horas estudadas, os exercícios feitos e quais matérias já foram finalizadas.

Quando o candidato fica o dia inteiro estudando mas não monitora o que estudou, a sensação de que o estudo não rendeu geralmente acontece. Imagine você em uma academia fazendo musculação durante duas horas. Se você não monitorar a quantidade de aparelhos que utilizou, bem como a quantidade de repetições em cada aparelho, provavelmente ficará com a sensação de que não rendeu o tanto que poderia.

O que fazer para evitar a sensação de que o estudo não está rendendo?

Passo 1 – Anote tudo que estudar, isto é, contabilize horas estudadas, quantidade de exercícios feitos e tópicos finalizados.

Passo 2 – A cada semana de estudo, avalie sua produtividade e, se possível, estabeleça metas mais desafiadoras.

Passo 3 –  Descubra, baseado nos dois passos anteriores, qual é sua meta ideal por semana, isto é, saiba qual é a média de horas e de exercícios que consegue estudar por semana.

Dessa forma, estudando e produzindo o máximo que você pode, a sensação de que o estudo não está rendendo irá diminuir ou desaparecer. Mas para isso é preciso sempre contabilizar o que se produz.

Conheçam os outros professores e os cursos do Iob através do Teste Drive. Acessem e verifiquem as informações (Clique Aqui).

O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Blog Iob Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário