terça-feira, 2 de julho de 2013

Tutorial: como escolher um curso EAD para OAB



Por Prof. Marcelo Hugo da Rocha

Quase encerrado o ciclo do Xº Exame Unificado com a realização da prova no último domingo (16.06.13) da 2ª fase da OAB, parece que “cai a ficha” para muitos que começam a se interessar pelo XIº Exame Unificado.
(...)
Nesse momento, muita gente começa a buscar um curso preparatório ou livros especializados. Pois bem, hoje a conversa é sobre como escolher um curso EAD (ON LINE) para a 1ª fase da OAB.

Por isso, montei esse TUTORIAL através de perguntas a respeito do curso que você está interessado ou pesquisando. Não há ordem de importância. Se, ao final, o curso que você está interessado não alcançar nem 60% das respostas, é melhor começar a procurar outro.

O melhor curso será aquele que atender ao máximo das perguntas de forma POSITIVA.

1 – Quando foram gravadas as aulas?
A maioria dos cursos em EAD tem aulas gravadas. Poucos são com aula ao vivo. Além de serem mais caras, o “ao vivo” não permite qualquer edição, o que pode prejudicar o aluno caso haja erros durante a filmagem.

O problema das aulas gravadas, mal que não sofre os cursos “ao vivo”, é saber se elas estão atualizadas. Tem muito cursinho que simplesmente só muda o “número do exame” para manter atualizadas as aulas, mas na verdade, as aulas foram gravadas há muito tempo antes.

Assim, consulte antes de comprar e pergunte quando foram gravadas as aulas, principalmente, sendo um curso de Direito onde a legislação em nosso país é muito dinâmica, muda a toda hora.

2 – Acesso é limitado ou ilimitado?
Uma das grandes vantagens de um EAD é poder assistir à aula mais de uma vez. Perdeu uma parte ou não entendeu, repete novamente. No entanto, tem muitos cursos preparatórios que limitam o número de acessos a duas, três ou quatro vezes.

Procure os cursos que tem acesso ilimitado para não se preocupar se perdeu um acesso, dois ou três porque a sua internet simplesmente parou de funcionar ou por qualquer motivo o “contador” não respeitou a sua vontade. É um stress a menos comprar um curso com acesso ILIMITADO.

3- O curso é específico para OAB?
Parece idiota essa pergunta, mas tem cursos por aí, e muitos, que quando o professor entra em sala de aula para gravar, a produção solicita que ele não se refira à prova, banca, concurso ou cargo que está em jogo. Motivo? Para aproveitar aquela aula em qualquer curso preparatório, inclusive, OAB.

Portanto, você nunca ouvirá em sala de aula “FGV”, “OAB”, etc e tal. Se acontecer isso, DESCONFIE e pule do barco antes que ele afunde!

4- Você terá contato com os professores?
Essa é uma das perguntas mais importantes. Se no curso presencial você tem acesso total ao professor, no EAD, fica bastante limitado. A maioria dos cursos não oferecem essa ferramenta. Você tentará email, facebook, twitter, e nada para responder suas eventuais dúvidas.

A distância natural entre professor e aluno no EAD se transforma num grande e imenso ABISMO.

Procure aqueles cursos que oferecem uma “sala virtual” ou “forum” onde se encontram professores e alunos. É um grande diferencial na sua preparação.

5- O curso oferece preparatório para 2ª fase?
É interessante constatar se a empresa que você está pesquisando oferece curso para 2ª fase. Pergunto: e se você gostou dos professores e tudo mais e é aprovado. Quanto será a sua desilusão ao saber que não poderá contar com eles para 2ª fase?
Ademais, uma empresa comprometida com seus alunos tem que oferecer o restante do caminho até a aprovação na OAB.

6- O barato pode sair caro?
Certamente! DESCONFIE dos cursos que oferecem um valor muito mais baixo no mercado. Pesquise entre as maiores e mais populares empresas do mercado educacional. E busque um parâmetro em relação ao curso que você tem dúvidas.

Cursos BARATOS podem estar escondendo diversos problemas como a falta de atualização, prazo expirando de renovação com professores, falta de alunos, enfim, você deixará os seus sonhos em mãos duvidosas?

Geralmente, os cursos com preço de mercado oferecem parcelamento até 12x no cartão. É melhor investir certo e uma única vez, não acha?

7- O curso oferece material complementar?
Muitos dos cursos em EAD, o professor, para agilizar a compreensão, utiliza recursos digitais no quadro, no entanto, em grande parte os alunos ficam sem acesso daquele material usado pelo corpo docente.

Portanto, questione sobre material complementar. É interessante ter em mãos o que o professor utiliza em sala de aula, economizando tempo em escrever e o seu foco no que interessa.

8- Há uma direção pedagógica, cientifica ou acadêmica?
Parece ser uma pergunta sem importância, até porque a grande maioria dos cursos em EAD não traz essa informação. Qual seria o “ganho” do aluno com essa informação?

É simples: a responsabilidade geral sobre o curso. Havendo um coordenador ou diretor do curso, você ficará sabendo quem responde pelo mesmo. Muitas vezes, o aluno não gosta do curso ou de um professor e vai reclamar com a empresa. Porém, começa aquele jogo de empurra-empurra e você não chegará a lugar algum. Com um “nome” responsável, ao menos a “última instância” da reclamação você já saberá onde chegar.

Usualmente, essa direção diz respeito às sugestões de nomes para o corpo docente, de como deve ser a distribuição do conteúdo, quantas aulas serão necessárias, enfim, os bastidores do curso que você escolheu.

Portanto, não despreze essa informação.

9- Qual a quantidade de aulas ou horas?
Há uma divergência geral sobre o que significa “horas-aula”. Porque a prática comum é que 1 hora-aula não representa 60 minutos. Então, para não se confundir, veja ao total quantas HORAS reais será o curso.

Também não dá para se firmar em relação ao número de AULAS. Explico: muitos cursos dizem que tem, p.ex., 100 aulas. Parece muito, mas você irá ver que na realidade cada aula tem 30 minutos. Por outro lado, você encontrará cursos com 30 aulas, sendo que cada aula tem 3 horas.

O importante, assim, é saber ao final quantas horas terá o seu curso. Com esse número será possível comparar os cursos concorrentes.

10- Os vídeos rodam em flash?
Outra pergunta que parece sem importância, porém, com o sucesso na venda de tablets, em especial, iPad, e smartphones, como iPhone, que não rodam flash, você ficará sem as aulas do curso que acabou de adquirir.

Ademais, a tecnologia flash está em fase de extinção nos aparelhos móveis porque consome muita bateria, inclusive, no sistema Android.

Então, a máxima “estude onde quiser” não irá funcionar muito bem com aulas que rodam somente em flash.

O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Blog Passe na Oab e Concursos Públicos
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário