sábado, 21 de setembro de 2013

Todas as disciplinas cobradas durante o concurso são indispensáveis para o dia a dia do Delegado de Polícia



Por Portal Carreiras Jurídicas

A Polícia Civil de São Paulo se prepara para lançar uma série de editais para concursos da instituição, que oferecerão um total de 4.860 vagas. O primeiro deles deve sair até o início de outubro, com a oferta de 129 vagas para delegado, pois é único dos concursos que não conta mais com aprovados em lista de espera da seleção anterior.

Para que os candidatos conheçam um pouco mais sobre a carreira e possam se preparar para a prova, cientes do que irão enfrentar na seleção e no dia a dia de trabalho, convidamos o Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, Julio Roberto Soares Júnior, para esclarecer as principais dúvidas dos concurseiros.

Sobre a instituição 
A Polícia Civil de carreira, no estado de São Paulo, foi instituída no ano de 1905 e, desde sua criação, muitas transformações ocorreram. No início, a Polícia Civil era composta quase que exclusivamente por homens, hoje as mulheres já representam cerca de 30% do efetivo da instituição. Quatorze carreiras compõem os quadros da Polícia Civil, dentre elas a de Delegado de Polícia que é o dirigente da Polícia Civil.

Antigamente, o Delegado de Polícia exercia um trabalho mais operacional/investigativo, atualmente, além do trabalho investigativo, o Delegado de Polícia desempenha atividade jurídica. Inclusive, no ano passado foi aprovada, no estado de São Paulo, a Emenda Constitucional nº 35/2012, considerando o Delegado de Polícia como um dos integrantes das carreiras jurídicas do Estado, bem como definindo que a Polícia Civil exerce atribuição essencial à função jurisdicional do Estado e à defesa da ordem jurídica.

Em São Paulo, os concursos para o cargo de Delegado de Polícia vêm sendo realizados, em média, a cada três anos.

Funções de um Delegado de polícia
São várias as atividades desempenhadas pelo Delegado de Polícia, aqui vou elencar algumas.  A Constituição Federal incumbe à Policia Civil a apuração das infrações penais, exceto as militares. O Inquérito Policial é o instrumento que materializa essa apuração. O Delegado de Polícia preside o Inquérito Policial, determinando a realização de diligências, perícias e realizando oitivas, a fim de reunir provas sobre a materialidade e autoria de um determinado delito.

Outra função de suma importância desempenhada pelo Delegado de Polícia, uma vez que se relaciona à liberdade dos cidadãos, é a análise da prisão em flagrante. Assim que toma conhecimento de uma prisão em flagrante, o Delegado de Polícia deve verificar sua regularidade e emitir um juízo de valor, ratificando ou não a prisão.

No estado de São Paulo, alguns Delegados de Polícia também fazem conciliação penais de menor potencial ofensivo. Caso haja conciliação, é elaborado um termo que é encaminhado ao Poder Judiciário para eventual homologação.


O Direito Revisto – Set/13
Publicado originalmente em: Portal Carreiras Jurídicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário