segunda-feira, 10 de março de 2014

Foi aprovado na OAB? Saiba o que você precisa fazer para pegar sua carteira!



Por Maurício Gieseler

Passou no Exame de Ordem? Parabéns!!

Agora é hora de se inscrever nos quadros da OAB. Como fazê-lo?

Primeiro que não dá para dar entrada na carteira sem antes o certificado de aprovação no Exame de Ordem. Geralmente leva de 15 a 30 dias para eles ficarem prontos após a divulgação do resultado (incluindo aí o resultado preliminar).

Após isso o candidato tem de esperar sua convocação para buscar o certificado. No meu tempo isso foi feito por carta, mas hoje já é feito por e-mail. Neste caso sugiro que o candidato entre em contato com sua seccional para se inteirar melhor.

De toda forma, nesse meio tempo vocês já podem providenciar a documentação necessária para o procedimento administrativo. O rol abaixo não é igual em todas as seccionais: umas exigem menos documentos. Acredito que a relação abaixo seja uma das mais completas.

Tenham em mente de que existem variações em cada seccional, mas, em regra, é isso daqui.

Após a apresentação da documentação, os requerimentos irão passar por um processo administrativo interno, em que a comissão responsável verificará se tudo está ok. Em caso positivo, os aprovados serão convocados para a cerimônia de entrega das carteiras. Isso leva de um mês e meio a dois, apesar da possibilidade de se levar mais tempo ainda.



O Direito Revisto – Mar/14
Publicado originalmente em: Blog Portal Exame de Ordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário