O Brasil
é um caso à parte na Matemática. Se o brasileiro Arthur Ávila trouxe a primeira
Medalha Fields para o país no mês passado, considerada o "Prêmio
Nobel" da disciplina, nossos estudantes na educação básica ficaram entre a
57ª e a 60ª posições no ranking de 65 economias globais que participaram de
provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 . Mas se
o cenário pode não ser tão animador, pequenas iniciativas que brotam de Norte a
Sul mostram que as equações e frações podem não ser o bicho de sete cabeças na
escola.
Foi isso
que o professor Rafael Procópio, de 31 anos, quis demonstrar ao tentar
solucionar os problemas que envolvem o ensino da Matemática. Em 2010, Rafael
lançou no Youtube o canal "Matemática Rio", cuja intenção inicial era
apenas postar videoaulas que serviriam como complemento ao conteúdo que ele
passava na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Zona Oeste do Rio, onde ele
trabalha. Seria apenas mais um caso de educador que utiliza as novas
ferramentas da tecnologia para expandir o poder da aprendizagem.
O
Direito Revisto – Set/14
Publicado
originalmente em: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário