sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os atalhos do seu processo de aprovação



Por Luiza Ricotta

Os atalhos são recursos facilitadores, estratégias já pensadas e que funcionam. Mas se utilizados como forma de igualar todos a eles mesmos, poderá acarretar efeitos contrários ao que se pretendia: - você passa a ser igual aos demais, sem diferenciações, ou seja, sem estabelecer parâmetros próprios.

Atalhos que são utilizados para igualar você a outros, estabelecem comparações prejudiciais aos candidatos, proporcionando aceitação no grupo, fazendo-os agir dentro do esperado daquele grupo. Nesse sentido você poderá sentir-se bem em fazer como o seu colega faz, mas no aspecto da obtenção de um estilo próprio, ficará devendo.

Os atalhos utilizados como estratégias de reforço para o seu percurso, pelo candidato diferenciado, ou seja, aquele com personalidade, que faz questão de ser ele mesmo; tornam as superações um meio de obter consistência na execução da sua preparação, pois vai se transformando a cada obstáculo vencido. Passa por desafios de toda ordem e se diferencia dos demais, pois a sua referência tem por base ele mesmo. Não faz comparações com outros. Estabelece uma conexão direta consigo próprio, pois em se tratando de performance voltada para a obtenção de resultados, todo o processo de aprovação reside também em uma evolução pessoal, resultado de seus esforços e empenho no decorrer das superações vividas.

Fazer a gestão e manter o foco, centralizando suas forças e proporcionando-se segurança e confiança são os reais meios facilitadores desta superação.

Saber avaliar suas condições no momento requer maturidade. Sendo assim não precisará da aflição e nem da ansiedade, fruto do perder-se de si mesmo e de não saber identificar a necessidade de fazer novos planos diante da realidade que se tem naquele momento.

Quando você supera os desafios, os obstáculos naturais existentes, e pauta-se no seu próprio aperfeiçoamento, acaba por desenvolver recursos que diminuem o seu grau de dificuldade, aprende a enxergar a sua evolução e se aquieta sem precisar de referência outra, externa a você; de comparações com outros candidatos, como se precisasse igualar-se a outros, numa espécie de aceitação de si mesmo.

A superação propicia originalidade, o diferencial do candidato, onde o resultado acontece de forma completa e global, como tem que ser.

O Direito Revisto – Abr/13
Publicado originalmente em:  Blog IOB Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário