Por Iob Concursos
Muitos
concurseiros esbarram em um grande problema: o domínio da língua inglesa. Em
todos os certames em que há esse tipo de exame – e são muitos – os candidatos
ficam com muito receio de não ter tempo de ler a prova, de os textos serem
longos e difíceis demais, de não compreender os enunciados, enfim, são diversas
as causas que fazem que os candidatos considerem o inglês como um bicho de sete
cabeças dos concursos públicos. Mas, será que precisa ser tão torturante assim
essa prova?
Para
desconstruir esse mito, a seguir falaremos um pouco mais sobre o assunto, dando
sugestões práticas sobre como ler os textos mais facilmente e perceber seus
conceitos centrais, interpretando melhor os significados importantes e
conseguindo compreender os enunciados. Em outras palavras: o que existe de mais
importante para você ter muito sucesso nas provas de inglês!
Primeiramente, é importante a regra básica de
questões de provas de concursos, que é relativa ao controle do tempo. Não
é porque a prova de língua inglesa não é especificamente de sua área, que você
não deve prestar atenção a ela. Mesmo porque, é nas provas inespecíficas que os
candidatos mais preparados conseguem pontos, que serão o diferencial na
classificação final. Assim, reserve uma parte de seu tempo para a prova de
inglês, caso contrário, com a pressa, a possibilidade de erro por desatenção é
grande.
Em seguida, como dica fundamental para qualquer
prova de concurso, vem à boa e velha calma! Tenha certeza de que você fez o que
era possível, preparando-se anteriormente, para estar fazendo a prova naquele
momento, portanto, a calma lhe trará a serenidade e, sobretudo, a concentração
necessária à compreensão adequada das questões.
Antes de efetivamente ler o texto, pare por alguns
momentos e apenas analise a formatação da impressão no caderno de provas.
Somente a linguagem visual do texto pode lhe dar uma série de informações
importantes, sobre gêneros textuais – é uma notícia de jornal? É um poema? É
uma história em quadrinhos? Uma tabela? Etc. – e também sobre zonas de destaque
– caixa alta, itálico, negrito, parágrafos. Após “escanear” o texto com sua
visão, vá para o final do mesmo e observe a data de publicação, o autor e a
fonte. Tudo isso pode lhe dizer qual a finalidade e tipo de texto, ajudando na
interpretação que virá a seguir.
Como os textos, nos últimos anos vêm sempre
apoiando as questões, é importante perceber, logo de saída, que as perguntas,
em geral, obedecem à ordem semelhantes a que as informações são dadas no
próprio texto. E, a partir dessa leitura e interpretação, há alguns tipos de
orientações: ou marcar certo (c) ou errado (e), ou até mesmo a clássica
múltipla escolha, com uma resposta a ser selecionada.
Portanto, a comparação
entre os enunciados e a ordem do texto, fará com que você ganhe tempo ao
decidir pela resposta certa.
Caso já ocorra uma ideia de que tipo de texto seja,
outra estratégia de leitura consiste na busca pelos cognatos – que são aquelas
palavras que se parecem com as da língua portuguesa – e também pelo seu
vocabulário conhecido, por menor que possa ser. As palavras conhecidas também
estão lá por alguma razão, quem sabe não dão a chave para seu sucesso?
Primeiramente, é importante a regra básica de
questões de provas de concursos, que é relativa ao controle do tempo. Logo
após, vamos prestar atenção a algumas noções de gramática instrumental. Ou
seja, tente verificar as palavras que passam a ideia de:
- tempo – in the past, nowadays, will, in the future, never, lately, soon, entre outras;
- opinião – disagree, agree, dislike, like, argue, say, declare, affirm, assume, e muitas outras;
- demais marcadores – nomes de países, de pessoas famosas, de áreas do conhecimento, também ajudam bastante a compreender, em linhas gerais, o tema e orientação do texto.
Após toda essa pesquisa por informações no texto,
comece a ler as questões. Tente fazê-lo uma por vez, com calma, e volte ao
texto, sempre que necessário, ao perceber que há alguma palavra no texto que
seja semelhante ao enunciado da questão – pode ser um indicativo de que a
resposta está naquele trecho. Contudo, não se esqueça de perceber se a frase do
texto – e a do enunciado – estão afirmando ou negando algo, porque a questão
pode ser uma espécie de “pegadinha” e desejar saber exatamente o oposto do que
está sendo afirmado.
Agora, é
só marcar a resposta correta. Com todo o esforço e dedicação, o sucesso estará
com você!
Fonte: Inglês na rede
O Direito Revisto – Jun/13
Publicado
originalmente em: Iob Concursos
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