terça-feira, 30 de julho de 2013

11 dicas para quem quer prestar concurso público



Veja como se preparar para estudar e conquistar sua tão sonhada vaga

Por  Click Carreira

Ser um profissional concursado pode ser uma boa alternativa para quem busca estabilidade financeira e oportunidades de desenvolver uma carreira de longo prazo. Se aprovado num concurso público, no entanto, não é tarefa fácil. Para quem vai encarar esse desafio, o ClickCarreira reuniu 11 recomendações de concurseiros e especialistas no assunto. Confira! 

1 – Para começar, não preste concurso achando que isso resolverá seus problemas econômicos ou profissionais em pouco tempo. A carreira pública é mais que um emprego definitivo ou estável, é um projeto de vida de médio e longo prazo.

2 – Antes de se inscrever, busque informações sobre as empresas em que você pretende trabalhar, verifique se os valores delas são compatíveis com os seus. Ter um alvo é importante para focar seus estudos.

3 – Estude com antecedência, com planejamento e disciplina. O ideal é começar antes mesmo da publicação do edital. Em média, 30% dos candidatos inscritos não fazem a prova. Dos 70% que fazem, só 5% a 8% estão preparados para passar no concurso.

4 – Não desista se não passar no primeiro concurso que prestar. Em média, os candidatos que prestam concurso para cargos de nível médio demoram de seis meses até um ano e meio para serem aprovados. Já para os concursos de nível superior o tempo médio é de um ano e meio a quatro anos.

5 – Estude com determinação, mas não abra mão de tudo pelos estudos. Quem deixa tudo de lado cria uma carga pesada demais e, quando é reprovado, fica extremamente frustrado.

6 - Os cursos preparatórios dão uma força para quem precisa obter conhecimentos específicos e também apoio psicológico. Os professores são funcionários públicos e compartilham suas vivências com os alunos, criando um contato mais individualizado entre aluno e professor.

7- Se for o seu caso e você decidir freqüentar um curso desses, não pense que basta assistir às aulas. É preciso perguntar, ler bastante, conversar com funcionários públicos para ter referências e exemplos de sucesso na carreira.

8- Corra atrás de palestras gratuitas ministradas por profissionais das empresas em que você quer trabalhar. Essas pessoas podem dar mais informações sobre o cargo e a carreira na empresa pública.

9 – Quando definir o seu foco, leia os editais e as provas dos concursos antigos ou que estão em andamento para saber qual é a formação exigida para cada cargo e quais são os tópicos de conhecimento específico e geral requeridos.

10 – Use a internet a seu favor. Participe de fóruns e comunidades de “concurseiros”, que reúnem dicas para encontrar e solucionar provas antigas e novidades sobre concursos futuros.

11 – Vale a pena também prestar atenção no estilo da instituição que vai elaborar a prova do concurso em que você está interessado, como Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe etc. Há instituições que anulam uma alternativa certa cada vez que o candidato assinala uma alternativa errada, por exemplo. Outras elaboram provas mais complexas, com questões difíceis de língua portuguesa para qualquer que seja o cargo. Há também aquelas que fazem provas mais técnicas, que valorizam basicamente o conhecimento específico dos candidatos. 

Fique atento.
O Direito Revisto – Jul/13
Publicado originalmente em: Click Carreira
Imagem: Reprodução Google

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