domingo, 29 de junho de 2014

Mesmo com restrições em anos eleitorais, concursos públicos devem abrir 16,6 mil vagas nos próximos meses


Os próximos meses são ideais para estudar e estar preparado para as provas

Por Maria Amélia Vargas – ZH


Estudar para concurso é um estilo de vida, quase um sacerdócio. Mesmo quando a maré de oportunidades baixa — como ocorre em anos eleitorais, período em que a legislação prevê restrições a seleções públicas —, quem tem o objetivo de conquistar emprego com estabilidade em um órgão de governo não deixa a peteca cair. 

Apesar da queda nas ofertas, levantamento feito por Zero Hora aponta que ainda devem ser abertas, pelo menos, 16,6 mil vagas federais entre o final do ano e início do próximo. Isso porque a lei não proíbe a realização dos processos seletivos, mas veda as nomeações dos aprovados em concursos ainda sem homologação nas esferas para as quais serão realizados pleitos. Além disso, o Poder Judiciário e os municípios podem seguir seus processos seletivos em ritmo normal. 


Rene Kapitansky, vice-presidente de gestão de pessoas na área pública da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), explica que a lei não proíbe a realização dos concursos, mas restringe a nomeação, a contratação ou a admissão do servidor público no período de 90 dias que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. Mas se a homologação do concurso ocorrer até três meses antes das eleições, as nomeações poderão ser feitas em qualquer período do ano.


O Direito Revisto – Jun/14
Publicado originalmente em: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário